aguarde

Silicone - Dicas para conservação dos moldes

Uma vez por semana jogue água quente dentro do molde e deixe por alguns minutos, retire a água antes que esfrie, deixe secar livremente. Não use tecido nem estopa porque podem danificar o silicone e hidrate com óleo de silicone. Peças com muita textura ou com ângulos de retenção acentuados, usa-se silicone macio. Peças mais lisas, usa-se silicone mais duro. Com a dureza do silicone certa para o tipo de modelo que estamos produzindo, temos melhor aproveitamento da forma. Guarde bem seus moldes, de cabeça para baixo evitando poeira, não fique apertando nem torcendo o silicone.

Dicas para trabalhar com Resina de Poliéster Cristal

Trabalhar sempre em locais onde não haja pó no ar. É muito importante que o local de trabalho tenha uma boa iluminação, para poder ver todas as falhas e bolhas que possam ser inconvenientes para um bom trabalho. Uma luz direta e forte pode também auxiliar a resina de poliéster cristal no processo de cura.

O local onde trabalhar com a Resina de Poliéster deve ser extremamente bem ventilado, visto que a resina é tóxica. Desligar todos os aparelhos que espalhem o pó pelo ar.

Usar sempre luvas, de preferência luvas que suportem o contacto com a acetona industrial e devem ser de preferências bem justas.

A resina de cristal deve ser bem misturada com o catalisador, para assegurar que o processo de cura seja bem realizado. Evitar misturar demasiado energicamente para que não se formem bolhas.

Quando se faz a mistura, passar com a pá de mistura bem rente das paredes do copo de mistura para que toda a resina e catalisador ficarem bem misturados. Caso contrário a resina pode não curar e ficar pegajosa.

É extremamente importante que o molde, onde vai ser deitada a resina esteja completamente limpo. Pode-se utilizar acetona industrial para limpar os moldes.

No caso de utilização de moldes rígidos, é essencial a utilização de vaselina liquida como desmoldante, para que seja possível remover a peça curada do molde.

Anel prata e resina cristalQuando os moldes utilizados tem muitas reentrâncias, e a peça a reproduzir tem muitos relevos e ranhuras, talvez seja necessário diluir a resina para que se torna mais líquida. A Resina de Poliéster cristal tem como diluente, o Monomero de Estireno.

Despejar lentamente a resina de poliéster cristal no molde para evitar que transborde.

Quando se querem colocar incrustações na Resina de Poliéster Cristal, é preciso saber que os objectos tendem a ir ao fundo, assim é necessário deitar uma primeira camada. Depois dessa primeira camada estar solidificada colocar os items e só depois colocar a segunda camada de Resina de Poliéster Cristal. Se houver peças que flutuem, é necessário cobri-las com resina até meio, deixar a resina solidificar um pouco e só depois cobrir a peça totalmente com resina de poliéster cristal até ao topo.

Para colocar elementos naturais dentro da resina, é necessário que estes estejam completamente secos. E depois devem ser pincelados com resina para a resina entrar em todos os orifícios e depois colocar no molde e cobrir com resina.

No caso de incrustação em tecido, é necessário embeber todo o tecido em Resina de Poliéster Cristal para que depois não crie bolhas.

Para ajudar a curar a resina, se o molde for de pequenas dimensões, colocar um copo sobre o molde e aproximar de uma luz direta, que o calor irá ajudar a resina a curar. Desmoldar a Resina de Poliéster Cristal apenas quando estiver completamente seca.

(Fonte: heARTJÓIA)